Tradução: Débora Fleck
ISBN: 978-85-7734-671-4
Formato (LAP): 14 x 21 x 1,1 cm
Páginas: 208
Gênero: filosofia, história, história do pensamento
Peso: 236 g
ISBN Ebook: 978-85-7734-672-1
Tradução: Débora Fleck
ISBN: 978-85-7734-671-4
Formato (LAP): 14 x 21 x 1,1 cm
Páginas: 208
Gênero: filosofia, história, história do pensamento
Peso: 236 g
ISBN Ebook: 978-85-7734-672-1
Um livro indispensável para quem quer entender as questões mais fundamentais da existência humana mesmo em meio à correria cotidiana
A filosofia voltou à moda? Não, pois nunca saiu. Afinal, é ela que nos dá os recursos para pensar com autonomia e liberdade. Só assim podemos analisar o mundo ao nosso redor e tomar as nossas próprias decisões. Filosofia para ocupados é, dessa forma, indispensável para quem quer refletir sobre as questões fundamentais da existência humana enquanto… corre para pegar o metrô, atrasado para o trabalho ou para buscar as crianças na escola.
Com um texto leve, sucinto e divertido, pronto ser lido em qualquer lugar e a qualquer hora, a escritora Lesley Levene explica o que é a filosofia e por que, da Grécia antiga aos tempos atuais, a maneira como vivemos, aprendemos, discutimos, votamos e gastamos o nosso dinheiro tem a ver com o pensamento filosófico.
Mesmo que as ideias de alguns filósofos possam parecer complexas à primeira vista, será que a filosofia é mesmo tão complicada assim? E será que filosofar é uma prática irrelevante, de quem não tem nada para fazer? O livro responde a essas e outras perguntas em 208 páginas de pura reflexão e entretenimento, nos convidando a exercitar nossa maior capacidade: a de pensar e de conhecer o que já foi pensado antes de nós.
E se alguém duvida ser possível entender tudo em tão poucas páginas… está certíssimo. Mas quem disse que a filosofia está à procura de entender tudo? Como a própria autora afirma na primeira página, o simples fato de seu livro abranger um período de cerca de 2.500 anos já sugere que não existem respostas prontas. No entanto, desde o início da história humana, fazemos perguntas filosóficas como forma de tentar decifrar o mundo ao nosso redor e o papel que desempenhamos nele.
Do mito da caverna de Sócrates e Platão ao “Penso, logo existo” de Descartes, da religiosidade de Tomás de Aquino e Santo Agostinho à crítica da razão de Kant e à morte de Deus de Nietzsche, da análise da linguagem de Wittgenstein à questão do ser e do tempo de Heidegger, do existencialismo de Sartre à desconstrução de Derrida, a discussão é acalorada – e fazer parte dela nos leva, nesses tempos em que parece que fomos feitos apenas para “clicar” e “curtir”, às origens não do pensamento, mas de quem somos.
O livro analisa o desenvolvimento das ideias filosóficas ao longo do tempo e identifica os filósofos e os contextos histórico e social em que estavam inseridos. Assim, mostra o que influenciava o pensamento de cada um deles. Com Filosofia para ocupados, as melhores ideias de todos os tempos ajudarão o leitor a pensar por conta própria e melhor.
Lesley Levene estudou arqueologia. Trabalhou no Museu Britânico e no Instituto de Estudos Clássico (ucl) antes de tornar-se editora e escritora.